Aterro sanitário passa por estudo geotécnico, visando retorno de operações


Seguem em curso as medidas necessárias para a retomada das atividades do Aterro Sanitário Municipal de Muriaé, suspensas preventivamente, desde março deste ano, devido a impactos causados pelo grande volume de chuvas que atingiu Muriaé nos primeiros três meses deste ano. A paralisação se deu a fim de evitar riscos à segurança dos trabalhadores que atuam diariamente no local, bem como à estrutura do complexo, e foi definida conforme protocolo de Gerenciamento de Risco para atividades desta natureza.

 

Após ações emergenciais, como melhorias no sistema de drenagem do aterro, recentemente foi iniciado o processo de estudo geotécnico, fundamental para análise detalhada da parte interna do maciço. Equipamentos denominados piezômetros foram instalados em diversos pontos, para medição das pressões geradas pelo chorume e pelo biogás, resultantes da decomposição dos resíduos orgânicos. Tais leituras irão possibilitar um diagnóstico preciso do interior do aterro, e embasar eventuais intervenções a serem efetuadas.

 

O serviço de coleta de lixo segue sendo prestado normalmente, e os resíduos estão sendo encaminhados para o Aterro Sanitário União, localizado na cidade de Recreio – unidade mais próxima de Muriaé em condições de atender à demanda de nosso município.

 

Por meio do Demsur, a Prefeitura de Muriaé reforça que todas as providências estão sendo tomadas, com muita responsabilidade, para que o Aterro Sanitário Municipal volte a operar com segurança o mais breve possível.

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support