Diretoria do Demsur conclui pendências para execução do Projeto de Esgoto Sanitário de Muriaé


Em reunião on-line, o Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM) aprovou, por unanimidade, a licença para instalação e Operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Principal, no bairro do Porto.
O momento foi acompanhado pela diretoria do Demsur que aguardava essa aprovação com ansiedade, afinal a obtenção dessas licenças é essencial para que a verba de R$ 27 milhões para o Projeto de Esgoto Sanitário de Muriaé seja liberada. O convênio para este projeto foi firmado entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e o município de Muriaé, sendo a Caixa Econômica Federal o agente operador e fiscalizador do convênio.
Há duas semanas, a realização de uma reunião on-line com a Superintendência do Meio Ambiente (SUPRAM) foi importante para esta aprovação realizada. Afinal, foi a SUPRAM que encaminhou o projeto recomendado a aprovação. Segundo a Diretora Geral, Maria da Consolação, esta é a coroação de um trabalho para a que as obras sejam executadas, afinal, “a verba foi destinada em há quase 10 anos e só agora, com essa força-tarefa, conseguiremos a liberação para iniciar o processo de licitação para, enfim, iniciarmos esse projeto tão importante para a nossa cidade”.
Com a execução deste projeto que engloba 9 importantes obras, o município terá condições de tratar até 80% de todo o esgoto gerado. Estão previstas para execução, por este convênio, as seguintes realizações:
– Construção da 2ª etapa da ETE Principal e ETE do Padre Tiago;
– Ampliação e reforma da ETE Safira;
– Ampliação e reforma da ETE José Cirilo;
– Execução de redes coletoras, redes interceptadoras, linhas de recalque e 3 elevatórias no bairro da Barra;
– Substituição e construção de redes de esgoto, contemplando 100% do centro da cidade;
– Construção de redes coletoras, interceptoras, linhas de recalque e elevatória no bairro Santo Antônio;
– Construção de redes coletoras, interceptoras, linhas de recalque e elevatória no bairro Gaspar;
– Construção de rede interceptora de esgoto nos bairros São Pedro, Recanto Verde e Vila Conceição;
– Construção de elevatória, rede coletora, rede de recalque e substituição de rede coletora nos bairro Edgard Miranda, Chalé e parte do Porto Belo;

 

 

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support