Engenheiros do Demsur participam de Capacitação em Belo Horizonte


Os Engenheiros Civis do Demsur, Mateus Couri e Daniela Murucci, participaram, no período de 27 a 30 de novembro, de seminários de capacitação, promovidos pela ASSEMAE –  Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento na Superintendência Estadual da Funasa de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Temas como “Avaliação de Desempenho e Serviços de Saneamento” e “Regularização dos Serviços de Saneamento” foram os assuntos abordados no evento.

De acordo com os servidores que representaram a autarquia, o curso de Avaliação de Desempenho dos Serviços de Saneamento foi pautado na concepção do Benchmarking, que pode ser definido como o processo de procura pela excelência, por comparação sistemática de medidas de desempenho com padrões de referência.

Foram apresentadas ferramentas para obtenção de medidas de referência e sua posterior comparação entre serviços compatíveis de saneamento. “O objetivo principal foi a conscientização para a qualidade, melhoria contínua dos processos com a focalização nos usuários e cidadãos”, completou Mateus, um dos participantes.

Já o curso de Regulação dos Serviços de Saneamento, teve foco no conceito de prestação de serviço público e de interesse geral, apresentando ferramentas que buscam tornar os prestadores de serviços públicos eficientes e inovadores, persistindo tanto no que concerne a redução de custos de produção como a maior eficiência das equipes de trabalho.

Além dos engenheiros do Demsur, estiveram presentes representantes da Funasa de Belo Horizonte, diretores e técnicos dos SAAE’s (Carmo de Minas, Mariana, dentro outros) e da equipe técnica do CISAB – Zona da Mata, localizada em Viçosa, a 80 km de Muriaé.

Dentre os palestrantes, o curso contou com o Professor da Universidade de Lisboa, em Portugal, Dr. Rui Cunha Marques, com especialização  em diversas áreas de conhecimento, tais como; engenharia, hidráulica e recursos hídricos, economia, regulação e direito público e o Engenheiro Civil Dr. Pedro Simões, com experiência em estudos econômicos e de regulação no âmbito dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e gestão de resíduos sólidos.

Comentários

comentarios