Histórico

Em 1911 foi criado o primeiro serviço de saneamento na cidade de Muriaé. Porém, a partir da década de 60, devido ao grande incremento populacional ocorrido, o município não conseguiu suportar as exigências dos altos investimentos que o setor necessitava e acabou por entregar a concessão dos serviços, no princípio da década de 70, para a administração da Copasa.

Em 1993, por iniciativa do então Prefeito Municipal, Dr. Paulo de Oliveira Carvalho, o município retomou a gestão dos serviços de saneamento criando o DEMAE – Departamento Municipal de Água e Esgotos, conforme a Lei de criação nº 1782/93, de 29/09/93, com a competência de administrar os serviços de água potável e esgoto sanitário de todos os centros urbanos de Muriaé (sede do município, distritos e povoados), além de desenvolver políticas, projetos e planos para o cumprimento destes serviços.

Em 1997, com a Lei de criação nº 2165/97, de 08/12/97, foi criado o DEMSUR – Departamento Municipal de Saneamento Urbano, Autarquia Municipal, pelo então Prefeito Municipal Dr. Carlos Fernando Costa, unindo as atividades das autarquias DEMAE e do DEMLURB (Departamento Municipal de Limpeza Urbana), que foram extintas, assumindo as amplas atribuições de tudo que se refere a saneamento no município, ou seja, todos os serviços de manutenção e obras referentes a Água potável, Esgotamento sanitário, Drenagem pluvial e Limpeza urbana.

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support