Histórico

Em 1911 foi criado o primeiro serviço de saneamento na cidade de Muriaé. Porém, a partir da década de 60, devido ao grande incremento populacional ocorrido, o município não conseguiu suportar as exigências dos altos investimentos que o setor necessitava e acabou por entregar a concessão dos serviços, no princípio da década de 70, para a administração da Copasa.

Em 1993, por iniciativa do então Prefeito Municipal, Dr. Paulo de Oliveira Carvalho, o município retomou a gestão dos serviços de saneamento criando o DEMAE – Departamento Municipal de Água e Esgotos, conforme a Lei de criação nº 1782/93, de 29/09/93, com a competência de administrar os serviços de água potável e esgoto sanitário de todos os centros urbanos de Muriaé (sede do município, distritos e povoados), além de desenvolver políticas, projetos e planos para o cumprimento destes serviços.

Em 1997, com a Lei de criação nº 2165/97, de 08/12/97, foi criado o DEMSUR – Departamento Municipal de Saneamento Urbano, Autarquia Municipal, pelo então Prefeito Municipal Dr. Carlos Fernando Costa, unindo as atividades das autarquias DEMAE e do DEMLURB (Departamento Municipal de Limpeza Urbana), que foram extintas, assumindo as amplas atribuições de tudo que se refere a saneamento no município, ou seja, todos os serviços de manutenção e obras referentes a Água potável, Esgotamento sanitário, Drenagem pluvial e Limpeza urbana.