O Sistema

O Sistema

 

 

O Sistema de Limpeza Urbana do município de Muriaé, pertencente à Divisão de Limpeza Urbana (DLU), é mais um serviço sob a responsabilidade do DEMSUR. Nele são realizados os serviços de varrição, coleta de lixo, mutirões de capina, transporte e destinação final do lixo residencial e não-residencial, no perímetro urbano, nos distritos e povoados de Muriaé.

 

São aproximadamente 190 servidores efetivos que realizam o trabalho de limpeza na cidade.  Destes, 60 são responsáveis pela coleta de lixo, 110 responsáveis pelos serviços de varrição de vias públicas do município e o restante trabalha como motoristas, vigias, operadores de máquinas, lavador, mecânico, encarregados, etc. Além destas funções, o DLU é responsável pela gestão do destino final adequado dos resíduos sólidos.

Dentre as ações desenvolvidas rotineiramente pelo DEMSUR podemos citar:

*Varrição diariamente das principais ruas e logradouros públicos da cidade;

*Coleta programada do lixo doméstico, comercial e industrial de maneira adequada, transportando-o até o Aterro Sanitário;

*Mutirão de limpeza e capina em bairros, distritos e povoados;

 

Numa busca constante da melhoria dos serviços prestados à população o DEMSUR tem realizado:

 

·         Melhoria na frota

·         Otimização da limpeza pública

·         Reforço da Coleta seletiva em 20 bairros e contínua implantação

·         Conscientização da população através de trabalho de educação ambiental

·         Limpeza de córregos nos bairros e distritos do município

 


 Instalações do DLU

 

O ponto de apoio do DLU está localizado no bairro Boa Esperança, ao lado do Complexo Poliesportivo Gilberto Tanus Braz (Rodrigão). É neste local que são realizados todos os serviços de operação do sistema tais como escritório e almoxarifado, e dele partem os caminhões compactadores de lixo para serviços de coleta na cidade.

20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria

Galpão DLU      

                                                               
20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria Momento de oração dos servidores

Os servidores do DLU, antes de iniciarem suas atividades, reúnem-se, diariamente, no pátio do (antigo) Ponto de Apoio para um momento de oração pedindo a proteção Divina em suas atividades e agradecendo a Deus por mais um dia de trabalho. 

20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria


Limpeza do caminhão da Coleta Seletiva


Os veículos do DLU, antes de iniciarem suas atividades, passam pelo processo de limpeza e desinfecção dos equipamentos no lavador de veículos instalados no local.

Frota de veículos próprios e agregados.

Para que os serviços de limpeza na cidade de Muriaé sejam executados com eficiência, o setor dispõe de 23 veículos próprios, sendo veículos leves, médios e pesados e de 07(sete) veículos agregados. 

Veículos próprios dos pesados, 12 são caminhões, sendo 02 (dois) caminhões caçamba, 01 (um) caminhão carroceria aberta (personalizado para coleta seletiva) 07 (sete) caminhões compactadores. Caminhões médios 01 (um) caçamba,  01 (um) caminhões personalizado para coleta seletiva, 01 (um) caminhão Pipa, 01 (um) ônibus para transporte de servidores do DEMSUR  e associados da ASMAM. 


Estes caminhões realizam os serviços de coleta e transporte dos resíduos até sua destinação final adequada. O DLU dispõe ainda de 01 (um) trator pá-carregadeira que presta seus serviços no Aterro Sanitário.

Os veículos leves 04 (motocicletas) realizam serviços de fiscalização e acompanhamento das atividades rotineiras do setor tais como coleta de lixo e varrição na região urbana e distritos. 

Além destes veículos o DLU conta com a terceirização de outros 03 (três) caminhões pesados (carroceria aberta), na coleta de lixo nos distritos, oficinas e confecções. 

Aterro Sanitário conta com 01 escavadeira (Hyundai F220) de 22 toneladas para escavação de terra e compactação de lixo.  01 caminhão trucado com capacidade de 17 toneladas, para aterrar  o lixo e levar terra para subir a berma (lera de terra), um rolo compactador 15 toneladas que faz a compactação da terra sobre o lixo e da berma. 

01 (um) Fiat Uno para serviços do aterro e apoio, 01 (um) Pálio para serviços administrativos e coleta seletiva, 01 (um) pickup Fiat Strada para prestação de serviços em Ordem de Serviços (O.S) e apoio.  

Dispõe ainda de 02 minitratores sendo uma BobCat e uma New Holland preparadas para fazer serviços de capina bem como retirada de entulhos.

20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria

Caminhões do DLU

20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria

Trator pá-minicarregadeira New Holland

20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria

Trator pá-minicarregadeira Bobcat

 

Serviços prestados pelo DLU

DLU presta serviços de limpeza na cidade de acordo com a programação da Autarquia e em atendimento às solicitações feitas pela população por meio do telefone 115 e do escritório de atendimento ao público localizado no Centro Administrativo. Estas solicitações são registradas no Sistema de Requerimentos e são atendidas dentro de uma programação que obedece a uma ordem cronológica dos pedidos, isto quando não há outras de extrema urgência cujo atendimento é priorizado.

 Os pedidos com maior freqüência são “Instalação de placas “Proibido jogar lixo” e “Retirada de entulhos e galhos provenientes de podas diversas de árvores”.

 Conheça abaixo os serviços prestados pelo Departamento de Limpeza Urbana do DEMSUR:

 

 Serviços de Coleta

 

Realizado de forma convencional, por caminhões compactadores, e de forma seletiva, através de caminhão com carroceria personalizado.

 

Para a realização dos serviços convencionais, a cidade de Muriaé foi dividida em 11 rotas distribuídas em 02 turnos, 02 destas para serviços nos distritos. Em cada caminhão, além do motorista, trabalham 03 servidores, dos quais 01 (um) é responsável pelo recolhimento do lixo ao longo das ruas, dispondo-os em montes, que depois serão recolhidos pelo caminhão compactador com a ajuda dos outros 2 servidores.

 

No período noturno, no horário de 18:00 às 24:00, os serviços de coleta de lixo são realizados nos bairros Centro, Porto, Barra e Rosário, de segunda a sábado, e nos demais bairros, os serviços de coleta são realizados, no período diurno, no horário de 7:30 às 12:30, em dias alternados. Existem situações em que o horário de trabalho é alterado em função de chuvas torrenciais, falha mecânica do equipamento, etc, porém, o serviço não é interrompido e todas as rotas de trabalho são cumpridas, já que os servidores trabalham com cumprimento de tarefas e são liberados após a prestação dos serviços. 

 
                                                           

20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria

Caminhão compactador de lixo

Nos distritos, os serviços de coleta de lixo são realizados por caminhões do DEMSUR e terceirizados. 

20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria

Servidor do DEMSUR coletando material no comércio

20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria

Servidor do DEMSUR coletando material nas residências

20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria

Carroceria caminhão Coleta Seletiva carregado de materiais 


Para os serviços da coleta seletiva a cidade de Muriaé foi dividida em 11 regiões, e atualmente 20 bairros são atendidos com a Coleta Seletiva.    



Serviços de Varrição

 

Os serviços de varrição são prestados na maioria das ruas do município. Estes serviços não atendem a totalidade do município devido ao número insuficiente de servidores, em atividade, da varrição, o que é recompensado com serviços de mutirão de limpeza. Hoje, o município de Muriaé possui cerca de 1.300 ruas distribuídas entre 65 bairros e 11 distritos.

Com o objetivo de atender a todo o município, o DEMSUR dividiu a cidade em setores onde, em alguns trechos, os serviços de varrição são realizados em dias alternados, com varrição intercalada, e, em outros, a varrição é diária. Com o intuito de trabalhar a educação ambiental no município, os objetos de trabalho de uso do Setor, tais como containeres, papeleiras e uniformes são estampados e adesivados com informativo pedindo a colaboração da população na manutenção da limpeza da cidade.

20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria


Gari, Lucia Helena, realizando serviço de varrição

Além dos uniformes vestidos pelos garis levando mensagem “COLABORE! Coloque o lixo no lixo”, as papeleiras instaladas em pontos estratégicos da cidade com maior movimentação como vias e praças públicas também levam até a população as mensagens “Cidade limpa é você quem faz” ou “Cidade limpa depende também de você”. Assim, os pedestres terão sempre em seu caminho um local adequado para depositar o lixo de pequenas quantidades e uma mensagem convidando-o a não jogar o lixo no chão. 

“lugar de lixo é no lixo”
20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria

Papeleiras instaladas ao longo das ruas Desembargador Canêdo e Cel. Izalino



No município, além das papeleiras do DEMSUR, também se encontram outras que foram cedidas pelo CDL (Câmara de Diretores Lojistas) com o patrocínio e contribuição dos comerciantes locais e instaladas em pontos estratégicos na Praça João Pinheiro (Centro) e adjacências. Esta é uma parceria de extrema importância. Com estas ações, além de evitar a ação de cães ou catadores que espalham o lixo pela calçada, possibilita a melhoria do visual da cidade.  


  

20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria

Lixeiras instaladas pelo CDL

 



De acordo com o artigo 18 da Lei de criação do DEMSUR, compete ao Serviço de Coleta e Varrição:

 

1 – Executar os serviços de varrição, coleta de lixo domiciliar e não domiciliar de todas as vias públicas da cidade e sedes de distritos e povoados;

 

2 – Executar o recolhimento de resíduos sólidos provenientes da limpeza de galerias pluviais e decorrentes de chuvas;

 

3 – Executar a capina de vias públicas;

 

4 – Executar serviços de limpeza das margens de rios, córregos e canais.

 

Serviços de Capina

 

Outro serviço prestado pelo DLU é o serviço de capina. Estes serviços são prestados em todo o município, tanto na sede quanto nos distritos. A capina é realizada de forma manual ou mecânica, dependendo da complexidade do local e da quantidade de mato. Em alguns bairros, como forma de realizar a limpeza mais rápida, são realizados mutirões de limpeza e capina. Nestes, equipes são formadas por um grupo de servidores que se unem e realizam o serviço.  

   
20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria

Capina manual


20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria

Capina mecãnica realizada com roçadeiras



20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria

Capina mecânica realizada por máquina



20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria

Em alguns trechos da cidade, em virtude da grande movimentação, os serviços de capina são realizados em períodos noturnos, em sua maioria na madrugada, pois assim não há nenhum impedimento na realização do trabalho, como veículos estacionados nas ruas ou circulação de pedestres. Desta forma o trabalho é realizado com total eficiência e eficácia.  

Serviços de limpeza de Córregos



O DEMSUR realiza, periodicamente, a limpeza e manutenção das margens dos córregos para retirada de resíduos, mato e objetos que são causadores de mau cheiro e infestação de insetos, serviços estes executados pelos próprios servidores da autarquia. Em algumas situações, como proliferação de focos de pernilongos, por exemplo, e em certas épocas do ano, estes serviços são reforçados com a contratação de empresas especializadas que realizam a limpeza manual de canais, galerias e córregos, incluindo capina, roçagem, rastelagem e retirada de entulhos, no perímetro urbano da cidade e nos distritos de Muriaé, como forma de tornar o serviço mais ágil para atender à demanda do município. 

20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria  

Limpeza de córrego com máquina

Serviços de recolhimento de animais mortos

Mais um serviço realizado pelo DLU é o recolhimento de animais mortos. São muitos os pedidos feitos, por meio da Central de Atendimento 195, e todos eles são imediatamente atendidos. Basta o cidadão ligar e informar o endereço onde está o animal que o DEMSUR irá recolher e dar a destinação final correta em valas sépticas, sem prejudicar o meio ambiente.

20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria


Serviços de pintura de meios-fios

Os serviços de pintura de meio-fio é um serviço complementar da limpeza urbana e são realizados, esporadicamente, pelos servidores do DEMSUR com a utilização de equipamentos manuais e com o produto cal virgem. Normalmente, estes serviços são realizados em períodos noturnos para não atrapalharem o trânsito que é intenso na cidade, principalmente em horário comercial. O objetivo deste trabalho é valorizar o serviço de limpeza e apresentar, como produto final, uma cidade mais bonita e com melhor qualidade de vida para a população Muriaeense. 



20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria

Pintura ao longo da BR116

20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria


Início das atividades na feira-livre

Serviços de limpeza de feira-livre

    

Com relação à limpeza e varrição, o DEMSUR realiza também a limpeza da feira-livre, no bairro da Barra, aos domingos. Os servidores do DEMSUR chegam até o local antes mesmo de encerrarem as atividades dos feirantes e só iniciam o trabalho após a liberação do espaço pelos mesmos. Concluída a varrição e a coleta dos resíduos, o DEMSUR, periodicamente, complementa a limpeza da rua realizando a lavação com a utilização de caminhão pipa de água da Autarquia.  



20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria

Feira-livre após desocupação pelos feirantes


20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria


Feira-livre após limpeza 
realizada pelo DEMSUR

Serviços em praças e jardins


Os serviços de limpeza de praças e jardins públicos também é mais um trabalho realizado pelo DEMSUR, juntamente com a parceria e o gerenciamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente na manutenção do paisagismo. Além da manutenção, o DEMSUR instala lixeiras do tipo papeliras e containeres em algumas praças da cidade como forma de manter e preservar a limpeza e melhorar a aparência da cidade.



20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria

Limpeza e varrição das praças



 
20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria

Manutenção do paisagismo pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente

 20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria

Serviço de lavação de ruas

O serviço de lavação de ruas é executado com as solicitações feitas pela Central de Atendimento 195 e após a vereificação da necessidade do atendimento d etal pedido. Normalmente estes pedidos são feitos após fortes chuvas, que espalham o barro proveniente de desterros das partes mais altas da cidade. outro motivo é após a execução de obras de rede de água, esgoto ou drenagem pluvial, pelo DEMSUR. Os serviços são executados por uma equipe de 05 servidores que utilizam um caminhão pipa com jatos d eágua d ealta pressão e vassourões. Além da lavação das ruas, também recebem os serviços de lavação as praças, jardins e alguns pontos de ônibus da cidade. O objetivo deste trabalho é oferecer bem-estar e comodidade a toda população de Muriaé. 

                                                            
20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria

Serviços de limpeza e desinfecção de containeres

Com o objetivo de manter a cidade mais limpa e oferecer à população uma qualidade de vida melhor, o DEMSUR periodicamente, recolhe e encaminha os containeres para a sede do DLU por onde passam por um processo de limpeza e desinfecção. Dentrio de 24 horas, os containeres já limpos são reinstalados na cidade.

20141104095415_260 - O Sistema em sem-categoria

      



Assim, conclui-se que o sistema de Limpeza Urbana do DEMSUR abrange os mais variados serviços de manutenção e limpeza na sede e em todos os distritos e povoados da cidade de Muriaé. É importante a conscientização e colaboração da população na manuteção e preservação da limpeza da cidade. Colocar o lixo no horário certo da coleta, acondicioná-lo de maneira correta, não jogar na ruas e participar da coleta seletiva, são ações simples que muito contribuem com os serviços prestados pelo DEMSUR. Assim, além de ser um ato de cidadania, também é uma atitude de respeito ao meio ambiente.

“O problema do lixo não acaba quando o colocamos 
 para fora de nossa casa. É aí que ele começa.” 
                                                (Autor desconhecido)