Pronunciamento: Demsur esclarece sobre adiamento de provas de Concurso Público e orienta candidatos


O Departamento Municipal de Saneamento Urbano (Demsur) vem à público prestar esclarecimentos a respeito do adiamento das provas de seu Concurso Público 001/2019, que seriam realizadas no próximo dia 29 de setembro e que foram reprogramadas para 15 de dezembro, bem como do prazo para recurso de indeferimento de inscrição.

As alterações no cronograma do concurso se fizeram necessárias em função de problemas no processo de pagamento da taxa de inscrição, que acabaram por impedir que candidatos pudessem confirmar sua participação no certame, que somou o total de 11.405 pessoas cadastradas.

É fundamental ressaltar que as razões que levaram ao adiamento em nada comprometem a segurança, lisura e a transparência do concurso, e que a medida foi tomada com objetivo de evitar que os candidatos sejam prejudicados.

Sobre os problemas no processo de pagamento da taxa de inscrição, a autarquia esclarece que foram constatados dois cenários:

Alguns candidatos foram vítimas de estelionato digital. Seus boletos foram gerados com adulteração na numeração correspondente ao código de barras, o que faz com que os eventuais pagamentos sejam redirecionados à outra instituição financeira e, obviamente, a outro beneficiário. Desta forma, tais inscrições não foram confirmadas no sistema do concurso, sendo as mesmas indeferidas por falta de pagamento.

Até o momento, foi confirmado o pagamento efetivo de um (01) boleto adulterado. Os fatos estão sendo investigados oficialmente pela Polícia Civil, que instaurou inquérito visando apurar a autoria da prática criminosa, bem como detalhes de como o golpe foi praticado e quantos boletos foram alterados. Com base em informações da empresa organizadora e rede bancárias, a explicação mais provável, é de que um vírus tenha efetuado modificações no navegador do usuário, adulterando os dados dos boletos.

A autarquia tomou conhecimento sobre a adulteração de boletos por meio do Ministério Público, que recebeu denúncia de um candidato que constatou a alteração ao tentar efetuar o pagamento em uma casa lotérica.

Tão logo teve ciência do fato, a autarquia entendeu como medida mais adequada, alterar o cronograma do concurso, para possibilitar que os candidatos prejudicados tenham o tempo necessário para regularizar sua situação.

Além disso, cinquenta e dois (52) Candidatos que não conseguiram efetuar o pagamento dentro do prazo porque seus boletos não foram reconhecidos pelo sistema bancário nacional, devido a inconsistências de ordem técnica.

Como os candidatos devem proceder

Como primeiro passo, o candidato deve acessar o site da organizadora do concurso (http://www.institutoexcelenciapr.com.br) e verificar se seu nome consta da listagem oficial de inscrições confirmadas. Para tanto, basta digitar data de nascimento e número do CPF na página inicial do site e entrar na “Área do Candidato”. Caso conste em verde, na coluna pagamento, referente ao concurso do Demsur, a palavra CONFIRMADA basta aguardar a divulgação do local de prova.

Os candidatos cujos boletos não foram reconhecidos pelo sistema bancário e, portanto, não efetuaram o pagamento dos mesmos, têm prazo até o dia 16 de outubro para emitir novo boleto e pagar a taxa de inscrição. Pera emitir o novo boleto o interessado deve acessar o site do Instituto Excelência e entrar na “Área do Candidato”.

Aqueles que pagaram boletos adulterados deverão acessar o site do Instituto Excelência, até 16 de outubro, e entrar com recurso quanto ao indeferimento de inscrição, anexando imagem do comprovante de pagamento, para que a inscrição seja validada.

Já candidatos que, por ventura, tenham emitido boletos adulterados, porém sem efetuar o pagamento, deverão entrar com recurso até o dia 16 de outubro.

É importante destacar que o prazo até 16 de outubro vale para todos os candidatos que desejem interpor recurso quanto ao indeferimento de inscrições, ainda que por motivos distintos do objeto deste comunicado.

O Demsur informa ainda que, visando auxiliar aos candidatos, de 01 a 16 de outubro, no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h, haverá atendimento presencial, da organizadora do concurso, em sua sede administrativa, localizada no 2º andar do Centro Administrativo.

Informações sobre o Concurso Público 001/2019 podem ser obtidas em contato com o Instituto Excelência, por meio do número telefônico (44) 3026-1016.

A autarquia lamenta os transtornos aos candidatos e reitera que a organização do certame segue pautada pelos princípios da ética, seriedade, lisura, correção e transparência.

Comentários

comentarios

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support